segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Un poquito de Español para usted!


Bem, hoje resolvi colocar algumas coisinhas que já aprendi em espanhol e algumas curiosidades! (como foto de hoje, a maior árvore de natal do mundooo!! Ainda não vi acesa, mas tenho até o dia 9! =)

- Quando as pessoas atendem o telefone aqui elas não falam alô, mas sim BUENO! É difícil acostumar, mas já tô conseguindo. Se alguém me ligar no celular e eu atender falando isso, nao parem, já é o costume (aliás, tõ com celular aqui, quem quiser me manda um email que eu ensino como mandar mengs...falo com meus pais o dia inteiro assim..e não é caro!!)

- Ligar pra alguém se fala MARCAR. Marcar algum compromisso é AGENDAR. Putz..eu troco o tempo inteiro, ninguém me entende!

- Pelo menos 30 pessoas entre gringos e mexicanos já sabem falar 2 coisas em português: BELEZA (e fazendo positivo com o dedão) e VAI TOMAR NO CÚ! Incrível como eles acham sonoro falar isso!! E falam o tempo inteiro, mostrando que "sabem falar português". Mas daí já não é problema meu, né! hehehe!

- Aqui em casa, nós 4 (eu, a Priscila, a Kateryna da Ucrânia e o Kryz da Polônia) combinamos que todos os dias vamos aprender e ensinar uma palavra nova da nossa língua. Então a gente escolhe uma e fala em português, ucraniano\russo, polonês e espanhol, óbvio! A de hoje foi guardanapo, que é servilleta em espanhol, mas eu não tenho a menor lembrança de como é a pronúncia disso nas línguas do leste europeu, muito menos como se escreve! hahaha!!!   Mas é no mínimo engraçado! A gente se diverte com o sotaque e como as coisas são diferentes.

- Levei quase 5 dias pra conseguir aprender como é BALDE em espanhol. Meu, não entravaaaa na minha cabeça. Mas agora eu sei: CUBETA! uhuhuhu, tô me achando! hahaha!! Já consigo comprar baldes sozinha!! =))

- Descobri que PORRA aqui é torcida organizada!! hahaha!! Berrei de rir quando descobri e foi no mínimo constrangedor tentar explicar o que é em português. Deixei no ar, não falei bem o que é...hehehe!!

- O ônibus que a gente toma chama PESERO. Achei bizarro..pesero..hahaha!!

- Na festa que eu fui sábado e que tinha aquele boneco maluco de bizarro, eu pedi uma vodka com Coca-Cola. Eles acharam um absurdo essa combinação, porque aqui eles só bebem com suco!! Eca, nojento!!

- Mais nojento ainda e que eu quase passei mal foi quando eu vi um menino tomando suco de tomate com cerveja! EEEEEEEECCCCAAAA!!! Eu dei uma bicadinha só pra molhar a ponta da boca...quase gorfei na hora!!! Nossa, terrível!! Eca, Eca, Eca!!!

- O povo aqui almoça às duas horas da tarde!! Eles não sentem fome antes..tem gente que vai às 3 da tarde...santo pai, no café da manhã deles tem o que?! Porque até agora eu não descobri e a fome continua chegando ao meio-dia..mas as arrinhas de ceral tão salvando!

- Copo aqui é VASO..outra coisa que eu ainda troco!

- PONTO PRA CIDADEDO MÉXICO: Aqui eles não têm MOTOBOYYY!!! Nenhumzinho pra contar história!!!!!!!

- Pra atravessar a rua aqui, tem qe ter espírito kamikaze, senão você não sai do lugar. Quando farol de pedestre tá verde, os carros continuam virando a rua. É normal isso..você tem que olhar pro motorista e tentar convencê-lo com o olhar de te deixar passar ants que ele!! hahaha!!! Desenvolvendo outras formas de comunicação não-verbal, por quê não?!

Por hoje é só pessoal! Essa semana venho com mais novidades!
Bjo Brasilll!!!

6 comentários:

  1. Muito bom esta ultima atualizaçao !!
    Pelo que vejo o espanhoçl ta a mil, voce so nao comentou no ritmo acelerado que eles falam, e que deixa tudo mais engraçado !!!
    Vai firme !!!!
    To aqui na maior torcida !!!!
    beijao Mami !!!

    ResponderExcluir
  2. hahaha mariana, tu precisa ser cronista ou algo do tipo! muito bons teus posts!

    ResponderExcluir
  3. Mariiiii, meu, tanta coisa para te contaaaar, amiga!!!

    To adorando seu blog, o meu esta inativo porque ja foi censurado duas vezes: uma pela minha mae que viu que eu estava saindo em varias festas e ficou desesperada.

    A outra foi pela polonesa que me ferrou aqui, nao sei como ela achou meu blog. Vai vendo que ela leu tudo o que escrevi, xingando e tals...ahahha. Anyway, ela e um caso a parte, depois te explico!

    Saudades!

    ResponderExcluir
  4. MArii. vc é demais..
    Tava lendo e imaginando vc contando... morri de rir...
    Apronta mto, se diverte muiiito!

    Tenha um feliz Natal minha amigaa... Saúde, paz, felicidade e muito sucesso!!

    Beijos Pri

    ResponderExcluir
  5. Hahahahahah!!! Mari amo as coisas q vc escreve!!
    Juro, vou lendo e escutando a sua voz, e logico q dando mtaaaaaaaaa risada tbm!!!!
    Que bom q vc esta bm, e pelo visto aprendndo mtassss coisas! hahaha
    amooo
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Olá, Mari!
    Seu pai me deu seu endereço para que eu pudesse lhe escrever!Nossa achei 10 seu blog! mto legal esta sua experiencia. Estou torcendo mto para que possa aproveitar o máximo.Um abraço grande, Márcia Britto

    ResponderExcluir